sexta-feira, 20 de maio de 2011

BIOLOGIA EM TODOS OS CANTOS - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (Análise Crítica)


Oi Turma,

Resolvi analisar os quadrinhos, o filme e o desenho dos X-men e como as histórias dos mutantes podem ser utilizadas para exemplificar genética e evolução.
Essa questão abaixo foi retirada do vestibular da UFV, onde aproveitam a deixa do filme para fazer uma questão sobre genética de populações:

01. No filme de ficção X-men é apresentado um grupo com diversos indivíduos mutantes que manifestam
características especiais. Entretanto, na natureza, a ocorrência de uma eventual mutação vantajosa deve ser
fixada na população para que tenha papel evolutivo. Considerando os princípios de genética e evolução, é
INCORRETO afirmar que a ocorrência de mutações favorece a:
a) diminuição da condição de Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
b) atuação dos mecanismos de Seleção Natural de Darwin.
c) recombinação gênica decorrente da Primeira Lei de Mendel.
d) explicação de variabilidade na Dupla-hélice de Watson e Crick.

Creio que é incorreto afirmar que a ocorrência de mutações favorece a recombinação gênica segundo a primeira Lei de Mendel, afinal a segragação ocorre independentemente de mutação!
Esse link é de um vídeo que encontrei feito por uma turma de segundo grau de uma escola pública lá de Sobradinho DF. O filme é produzido pelos próprios alunos, na escola, mas eles simulam o filme dos X-men e jogam alguns conceitos sobre mutações, mitose e meiose no meio da brincadeira. A caracterização dos personagens e os "efeitos especiais" estão melhores que as explicações dos conceitos biológicos, mas é divertido!


Além da Genética e Evolução, os X-men também podem ser usados como analogia para aulas de Fisiologia Humana. Por exemplo, existe uma mutante, nos quadrinhos, que se chama Medula e o poder dela é crescimento ósseo super acelerado que ela usa como armas. Podemos explicar que a Hipófise estimula a tireóide que libera a calcitonina, um hôrmonio que  participa do controle da concentração sangüínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos. Poderíamos mostrar um desenho da mutante e usar como um exemplo que estimulasse a criatividade e imaginação dos estudantes. "Gente, se essa mutante existisse de verdade, esse mecanismo endócrino dentro dela seria superacelerado!"....



OBS - Escrevi isso na prova da "toda poderosa" Lílian, pensei que ia tomar pau, mas não tomei, deu certo!

Gente,

Agora encontrei um episódio da série antiga do desenho animado dos X-men simplesmente perfeito para trabalhar Teoria da Evolução e Genética.  Na história, o vilão Sr. Sinistro (Nathaniel Essex) é uma espécie de mutante imortal, que vive há muito tempo e é obcecado por clones e evolução da espécie humana. Ele quer modificar o homem geneticamente para criar uma espécie de ser humano perfeito. Nesse episódio (GENIAL) colocaram o Sr. Sinistro numa palestra do próprio Charles Darwin, quando o vilão estaria começando seus estudos em genética humana! Um professor de Biologia chamado Paulo Roberto da Cunha analisou esse episódio e sugeriu as seguintes questões a ser trabalhadas após exibição desse desenho:
 - Como a teoria de Darwin é descrita no início do desenho? 
 - Uma mutação ocorrida em células somáticas de um organismo pode ser transmitida a seus descendentes?
 - Pesquise as causas das mutações. A seguir, discuta com os colegas se há possibilidade de controlar ou direcionar as mutações.

Os quadrinhos dos X-men apresentam diversos exemplos, histórias e ilustrações que podem ser utilizados em aulas de Genética e Evolução. No entanto, é necessário que haja uma seleção prévia do material e a intervenção do professor com a apresentação dos conceitos científicos "reais". Pois os autores de quadrinhos "viajam" muito, então em alguns momentos os conceitos estão corretos e em outros são apenas ficção. (Algumas vezes exageradamente mal contada!) Mas é isso: os exemplos são muitos, mas a intervenção de um professor é fundamental para que os conceitos sejam assimilados de maneira correta e não fantasiosa!

Visitem meus blogs! Para saber mais sobre quadrinhos:


E sobre Biologia:


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário