terça-feira, 3 de maio de 2011

Ser professor - ajuda de sites governamentais


Os sites governamentais aqui propostos para visitação, são interessantes e se fazem importantes como ferramentas para professores na prática do ensino, além dos professores, a comunidade escolar também pode fazer uso destes para informações de eventos, programas entre outros.
O site do MEC é mais rebuscado, mais chamativo que o centro de referência virtual do professor, talvez porque o primeiro seja direcionado a toda a comunidade. No MEC há muitas propagandas do governo, como IDEB, REUNI, e também há programas de incentivo à profissão do professor.
O acesso é bastante facilitato, os temas estão divididos em tópicos e interesses para uma melhor busca além de possuir um campo para busca para palavras específicas.
O que mais me chamou a atenção neste site (http://portal.mec.gov.br/) foi o fato de incentivar as pessoas a serem professores, porque hoje em dia se percebe que esta profissão tornou-se pouco valorizada e em alguns lugares já falta professores de determinadas matérias.
Neste espaço contém informações de como se tornar um professor (informações de perfil, requisitos e formação); sobre o mercado de trabalho (oportunidades, remuneração); dicas de ferramentas de trabalho para o professor e ainda algumas curiosidades sobre a profissão. Ainda contém vídeos sobre os assuntos para uma melhor apresentação.
Achei interessante o fato de que no site os professores são colocados como peças fundamentais que podem mudar o nosso país, que podem realmente "construir um país mais desenvolvido, mais justo, com oportunidades para todos." Outro fato legal são vídeos de pessoas que escolheram ser professores e compartilham essa experiência dando um depoimento sobre sua profissão.
Por tudo isso acho que vale a pena que estes sites sejam divulgados e também acessados por todos e principalmente pelos professores, aconselho aos colegas que entrem no tópico "Seja um professor" do site do MEC, pois tem várias informações para nós que seremos futuros professores.

2 comentários:

  1. Concordo em partes com Lu... Realmente esteticamente os sites e tópicos presentes no site do MEC são interessantes, porém no aspecto conceituação, fundamentação dos temas isso não é feito de forma nítida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante deste site, pois nele pôde se ter uma base de como é a carreira de professor. No site mostra o que faz cada profissional, em cada área, abordando o perfil do profissional, os temas que são abordados na formação, a área de atuação e a infraestrutura necessária para a realização das aulas. Isso dá uma boa visão às pessoas que se encontram em dúvida do que fazer ajudando-os ou, pelo menos, dando opções da profissão a seguir futuramente. O que está fora da realidade, e que chateia os novos professores recém-chegados ao mercado de trabalho, são os pisos salariais que fogem bastante do contexto real. Vemos hoje em dia que na 'prática' muita coisa é diferente e, por isso, temos que ser críticos ao avaliar esses conceitos propostos pelo site.

    ResponderExcluir