quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fiquei de mandar pra vocês o link do vídeo feito nos anos 70, que tem a idéia da dinâmica de ontem: construir uma proteína com pessoas!
O vídeo é uma verdadeira produção cinematográfica dirigida por Robert Alan Weiss, onde todos os mecanismos envolvidos na síntese protéica são representados por pessoas!



Outra dica é o website da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Eles possuem uma revista semestral onde são publicados vários artigos relacionados com a educação da genética no ensino médio! Os artigos dão dicas de recursos didáticos a serem usados no ensino da genética na sala de aula!

www.sbg.org.br


Façam bom proveito!

Um comentário:

  1. Júlia,

    Muuuuuito legal! Adorei isso! Alguns comentários:

    1 - Continuo achando que atividades como dança, teatro, música e yoga deveriam entrar como temas transversais obrigatórios nos PCNS. São atividades que auxiliam no desenvolvimento não só intelectual, mas também das relações interpessoais do aluno e se esse aluno resolver virar professor são atividades que auxiliam a ter mais postura imposição de voz, etc. No caso desse vídeo, mesmo se o expectador não entender nada sobre síntese proteica, terá um espetáculo muito bacana para apreciar.

    2- Creio que essa dinâmica especificamente, não pode ser feita sem uma aula introdutória. Notei que no vídeo o diretor marcou o ribossomo direitinho e deu papéis e roupas diferentes para cada aminoácido, enzima e o GTP. Isso indica que os participante sabiam o que estavam fazendo, se prepararam para isso, foram coreografados e o resultado foi uma delícia!

    ResponderExcluir