quinta-feira, 26 de maio de 2011

Análise crítica: Passeio no Parque


Uma atividade extra sala que vejo como importante para a formação do aluno e contextualização do ensino é o passeio no parque, que também pode ser um bosque, uma área de preservação permanente ou mesmo uma local de grande biodiversidade próximo da escola.
O roteiro deve ser elaborado de forma que o aluno relacione o conhecimento de sala de aula com o que será visto no passeio, podendo ser avaliado com uma análise descritiva por parte dos estudantes do ambiente visitado. No ensino de biologia, esta atividade é essencial, pois a biodiversidade é a base do estudo da biologia, além de poder inserir um conhecimento transversal à disciplina que é a educação ambiental.

Como exemplo de local a ser visitado cito a Serra de São José,localizada na nossa região e com grande potencial de uso na educação ambiental. Foto acima.

2 comentários:

  1. Acho que a melhor forma de aprender biologia, realmente é indo até ela. Não que ela não exista na cidade, mas essa é a visão da criança que, aliás, penso que deve ser respeitada e trabalhada para que , com o tempo a criança entenda que a natureza está por todos os lados.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante para o aluno ter o contato com a parte prática da biologia. Aulas de campo estão completamente relacionadas com o que é visto dentro da sala de aula, como ecologia, diversidade, botânica, preservação e deveria ser mais explorada, afinal vivemos em um meio biológico e ele está a nossa 'disposição'.

    ResponderExcluir