domingo, 1 de maio de 2011

Coleção Explorando o Ensino

O site do MEC contém disponibilizados vários arquivos  para uso dos educadores e educando. Aqui será analisada o volume 6 da Coleção Explorando o Ensino. Este volume em especial é voltado para a temática das ciências biológicas, apresentando de uma forma descontraída assuntos sobre este universo de pura beleza e vida. A obra tem a proposta de auxiliar o trabalho do professor de biologia e está subdividido em temas como morfologia geral, genética, fisiologia e saúde, biodiversidade, ambiente, entre outros temas relacionados. No entanto, esta coleção pode ser utilizada por estudantes do ensino médio em diante, principalmente por ter uma linguagem semelhante à uutilizada em revistas de divulgação científica,.

A biologia é una é um capítulo dessa obra que discute curiosidades sobre citologia, histologia, embriologia e sexualidade. Nesta seção, a prioridade é discutir “a vida, em toda a sua riqueza e diversidade de manifestações” de uma forma que seus aspectos integradores, em detrimento de conhecimentos muito específicos e descontextualizados sejam vistos de forma mais que referencia o conhecimento com situações cotidianas. E, dessa forma, as temáticas de morfologia foram escolhidas:

“Tendo em vista esse novo enfoque em relação à vida – e, portanto, em relação também à própria biologia – disciplinas, como a citologia, a histologia e a embriologia, antes tratadas de maneira isolada e estanque, devem passar a ser abordadas de maneira integrada, em vários momentos do curso e sob enfoques e níveis de aprofundamento também diferentes.”

Nesta perspectiva, Elizabeth Ribeiro da UFMG, fala sobre o considerável progresso nestes conhecimentos, como por exemplo, em relação à organização de organelas e outras estruturas celulares. Avanço este graças à tecnologia e suas técnicas atuais. Germán Arturo, também da UFMG mostra a relação do porque das hemácias de mamíferos não possuírem núcleo e como podem viver por 120. O núcleo é crucial para o metabolismo da célula. A discussão é norteada através da ótica evolutiva, de uma maneira bem clara e sucinta: “Durante o processo evolutivo, os mamíferos elevaram sua temperatura corporal e desenvolveram a capacidade de mantê-la relativamente constante (homeotermia).” Devido a esta nova exigência surge também a exigência de um transporte de oxigênio que seja suficiente para o organismo, e, isto se relaciona a ausência do núcleo nas hemácias pelo fato do núcleo ser responsável pelo metabolismo celular, ou seja, gasto de O2 e a perda se tornam vantajosa: “As hemácias dos mamíferos, por não possuírem núcleo, não são rigorosamente células: portanto, o correto é dizer que elas “duram“, em vez de “vivem”, 120 dias.”
Em outras partes da revista se discute outros assuntos, como a biologia molecular, seu avanço e importância, já que é a parte da ciência que mais evoluiu nesse último século e que aparece diariamente na mídia.
Esta revista (http://migre.me/4pFhp) faz parte da Coleção Explorando o Ensino (http://migre.me/4opeW), onde há volumes dedicados a diversos conteúdos. Recomendado, por ter uma linguagem simples e acessível.

2 comentários:

  1. Também analisei um texto dessa coleção e achei bastante interessante a forma como os assuntos são conduzidos,como você disse de forma bastante descontraída,o que acho fundamental para prender nossa atenção ao texto.Acho que seria de grande valia o incentivo às leituras dessa coleção pelos professores.São informações que propõem reflexões que podem auxiliar na prática dentro da sal de aula e na elaboração de metodologias alternativas para o ensino.

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  2. Mael e Anna,

    Estou dando uma lida nesse material e realmente é muito interessante a abordagem holística que está sendo feita. Finalmente, depois de tantas discussões sobre os problemas da fragmentação da biologia, o material de apoio "oficial" está agora se preocupando em sanar os problemas dessa fragmentação!! Show!

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