segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os sites governamentais e seu contexto na educação

A primeira coisa que pensamos quando falamos em educação é o MEC, então nada como começar navegando em sua plataforma online. E o que poderia ser algo tedioso e de difícil assimilação torna-se agradável. A navegabilidade do site é excelente, os conteúdos são bem divididos em seções voltadas para professores, para pais e familiares e para os alunos, facilitando a busca por qualquer assunto de interesse do internauta. E o layout também não deixa a desejar. Mas o principal a ser analisado é o conteúdo do site, nesse ponto há todas informações pertinentes e realmente está tudo muito claro, explicado e apresenta diversos outros links para possíveis encaminhamentos para quem deseja aprofundar mais naquele tema. Além disso, as partes da leis, diretrizes e regulamentos estão bem definidas.
Depois disso, podemos conferir o que a Secretária de Educação do nosso estado nos oferece, o site é muito informativo. Mas o que me chamou atenção foi o blog, (http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/) com intuito de abordar a educação através de uma linguagem informal, de forma dinâmica. Podemos observar diversas notícias mostrando iniciativas criativas que estão sendo implantadas e vem dando resultados ou estão bem consolidadas como “Didática diferenciada auxilia no ensino da Matemática em escola da rede estadual”. Outro ponto que merece crédito é que as diversas postagens são bem divididas em categorias permitindo uma organização maior do blog: Acontece na educação, Assim que se faz, Nossa escola, Vestibular.
Acredito que falta apenas uma maior divulgação dos mesmos, porque é uma excelente fonte de pesquisa e aprendizado.

Um comentário:

  1. Concordo com Geovane, falta ainda a divulgação de novos métodos novos e ensinar a sua aplicabilidade na sala de aula, pois as vezes a escola apresenta este recursos didáticos mais dinâmicos mas o professor não sabe como manusear,etc

    ResponderExcluir