terça-feira, 24 de maio de 2011

Análise Crítica: A utilização de Mangás no ensino de ciências.

Durante minha busca sobre algum material de entretenimento para realizar minha análise critica me deparei com um artigo com o seguinte título: " Mangás e sua utilização pedagógica no ensino de ciências sob a perspectiva científica e tecnológica" e então resolvi criticar tal abordagem da utilização destes como ferramenta didática. Achei a abordagem do artigo extremamente interessante, atual e inovadora. Os mangás são animações importadas do Japão e apresentam um design, temática e narrativa bastante característica e diferenciada de acordo com o público para qual é destinado. Os mangás mostram-se em sagas mais curtas e com objetivos mais claros que as animações ocidentais e constituem narrativas com início, meio e fim bastante delimitados. O ponto positivo do uso deste tipo de ferramenta no ensino de ciências se destaca devido ao fato de ser uma forma de entretenimento próxima e muito utilizada pelos adolescentes e jovens atualmente. Além disso, os mangás abordam, na maioria das vezes, uma temática de debates sobre temas como a relação Homem/Natureza (debate ecológicotecnológico), Homem/Homem (debate moral-ético-tecnológico), Homem/Futuro(debate futurista-tecnológico). É perceptível nos discursos dos mangás uma grande preocupação com o que será da Humanidade e da Terra, preocupação esta que é concernente com as preocupações dos estudos Científicos, Tecnológicos atuais.

Além disso, não há tanta influência de preconceitos e marketings da sociedade ocidental e há ainda, uma narrativa que permite a identificação do leitor com os personagens o que auxilia na construção por parte do aluno de um olhar crítico, questionador e capaz de identificar obrigações e deveres de um cidadão, necessários para que se estabeleçam discursos científicos, tecnológicos e ambientais tão presentes e importantes para o ensino de Ciências.

Enfim, após a leitura deste artigo que me possibilitou realizar tal análise estou começando a compreender que alguns recursos são bons para auxiliar na abordagem de alguns temas e outros são bons para outros. Não existe um recurso capaz de satisfazer tudo o que o professor deve ensinar em biologia, caberá sempre a ele decidir, escolher e construir seu próprio caminho. Assim, hoje aprendi que os mangás podem ser muitos úteis para a abordagem dos temas relacionados a devastação ambiental, ao futuro dos recursos naturais e da humanidade e da relação evolução tecnológica X natureza...

Achei tudo isso muito inovador e positivo tanto para o professor quanto para o aluno!

Gente poderia ficar falando e contando tudo que aprendi sobre a utilização de mangás em sala de aula por muito tempo...por isso indico aos interessados lerem o artigo, que é ótimo! Tá ai o link:

http://www.tracaletras.com.br/lit&c/linsingen.2007.pdf

2 comentários:

  1. Concordo com Fran cabe ao professor selecionar os seus métodos de acordo com seus objetivos..o que ele pretende passar..tbm o qual faixa etária está trabalhando.Afinal cabe ao professor transmitir com eficiencia estes diversos recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  2. Mangás e animes são cada vez mais consumidos aqui no Brasil e no mundo todo.Já não se limita ao público japonês. Eu sou um dos que consome esta cultura e vejo que a abordagem homem-natureza é abordada de uma forma bem menos inocente do que em outras mídias direcionada ao público jovem. Talvez aí estaria o principal diferencial destas mídias nipônicas, pois seus maiores consumidores são o público adulto, mesmo os que abordam os temas mais infantis. Em Naruto (sigo o anime e não o mangá), por exemplo, vejo que é característico que em cada batalha há uma transformação ambiental que perdura, e quando eles retomam a estes locais se vê o poder destrutivo, ou construtivo que o homem tem diante da natureza. Vale desfazer uma confusão: mangá são as revistas, e animes são as animações.

    ResponderExcluir