sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cinema na educação: Análise Crítica do filme “Osmose Jones”

Entre as várias ferramentas de educação em biologia está o cinema, uma forma interessante e criativa de fixar o conteúdo estudado. Recomendo a todos assistirem o filme “Osmose Jones”, uma animação do diretor Peter Farrelly e Bobby Farrelly, e o utilizaram em sala de aula. O filme é uma viagem pelo corpo humano e aborda assuntos como a importância da higiene para a saúde e o funcionamento do sistema imunológico com suas células de defesa. A animação é super divertida e atrativa, além de tratar de conceitos biológicos de forma lúdica. Abaixo segue o resumo do filme:

Sinopse
Frank Pepperidge não vive da maneira mais saudável possível. Come porcarias direto do chão, não liga para dietas e nem faz exercícios. Em um desses descuidos, deixa entrar em seu corpo Thrax, um vírus letal. Frank nem suspeita que dentro de seu corpo existe uma verdadeira cidade governada pelo cérebro, invadida por bactérias fora-da-lei e patrulhadas por células brancas. Uma dessas células é Osmose Jones. Ao sentir os primeiros sintomas causados por Thrax, Frank toma a pílula Drix, que é designado para trabalhar com Osmose. Dirigida pelos irmãos Farrelly, Osmose Jones é uma diversão inteligente garantida para toda a garotada.

E como todo recurso a ser explorado, devemos analisá-lo de maneira crítica. Apesar de utilizar muito bem várias metáforas, o filme peca algumas vezes. Como quando o vírus entra no organismo e lança jatos de fogo por onde passa, aumentando a temperatura corporal. Como todos sabem, a febre é uma reação a infecção do vírus, e não propriamente uma ação do vírus. Assim o filme deve ser acompanhado de explicações do professor para que nenhuma informação seja equivocada.
Ainda assim, penso que este filme pode esclarecer muitos conceitos aos alunos e deve ser passado após a explicação de matérias como vírus e sistema imunológico.
Assistam ao filme e divirtam-se!

7 comentários:

  1. Osmosis Jones é bem divertido mesmo!

    Mas claro que tem que ser utilizado como um complemento das aulas né, porque o filme tem vários elementos exagerados, como carros nos vasos sanguíneos, um fast food...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Larissa, qualquer recurso quando utilizado deve ser acompanhado com explicações do professor em relação ao conteúdo,porque com as informações erradas o aluno se confunde sobre o que ele sabe.

    ResponderExcluir
  3. Bem não posso comentar o filme em si, pois não o assisti. No entanto venho ressaltar a importância do uso cinema na complementaridade do ensino seja da biologia ou de qualquer outra disciplina. Mais é também importante ressaltar a fala da Larissa a respeito da importância de uma avaliação previa do filme e também da previa explicação por nós professores do tema o qual o filme aborda.

    ResponderExcluir
  4. Parece que o filme é bem legal vou assistir.O filme assim como qualquer outro recurso deve ser anlisado pelo professor antes a fim de que o mesmo enfatize o que está correto e explique para os alunos o que não foi abordado de forma verídica,
    acho que assim o aluno não irá se confundir e poderá aproveitar melhor o recurso didático utilizado.

    ResponderExcluir
  5. Também me interessei em ver o filme, pode ser uma ferramenta bem didática Larissa. Frisando mostrar os alunos algo que não é coerente do filme com a biologia, mas acredito que esse entretenimento pode ser positivo para o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  6. o filme osmose jones tem khdfktjhynkhiyolhnumuyentendeu thailane

    ResponderExcluir
  7. Passei para meu alunos e eles compreenderam muito bem e inclusive comentaram os exageros, pra deixar o filme mais dinamimos. Inclusive repararam nas cores das ruas e falaram que os carros eram as celulas do sangue...
    Fora outras comparações interessantes.

    ResponderExcluir